Transporte
Para transportar animais domésticos (cães e gatos) dentro do território brasileiro, é exigida a Guia de Transporte Animal (GTA). A guia tem validade de sete dias, para apenas um sentido da viagem, e pode ser obtida gratuitamente no Serviço de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura ou com veterinários credenciados pelo ministério.
Para viagens internacionais, é exigido o Certificado Zoosanitário Internacional (CZI), emitido gratuitamente pelos postos do Ministério da Agricultura e com validade de oito dias, apenas para um sentido da viagem.
Nos dois casos é necessária a apresentação de um atestado de saúde, fornecido pelo veterinário no máximo três dias antes da emissão da GTA ou do CZI, e do comprovante de vacinação anti-rábica, para animais com idade acima de quatro meses, com o nome do laboratório produtor e número de partida da vacina, que deve ser aplicada num período mínimo de 30 dias e máximo um ano.
Dicas para viagem no carro
- Evite alimentar seu mascote antes de viajar, pois a comida no estômago pode facilitar o vômito
- Cubra com jornais e toalhas velhas o local onde ele irá ficar
- Utilize telas próprias para janela quando for viajar durante o dia e em dias ensolarados e quentes
- Sempre leve uma garrafa de água grande de plástico
- A cada duas ou três horas dê água para o seu animal e deixe-o sair para andar um pouco e fazer suas necessidades
- Jamais deixe seu cão sozinho dentro do carro. Eles não conseguem dissipar o calor transpirando e poderão sofrer de intermação, podendo até morrer