Castração
Quando fazer a castração?
Os machos podem ser castrados com qualquer idade acima de seis meses, mas quanto mais novo, mais simples será a operação. É feita com anestesia geral, e o cão não pode ser alimentado pelo menos 12 horas antes da operação. A cirurgia em si não demora muito, mas o veterinário pode pedir que o animal fique por mais tempo para se recuperar totalmente da anestesia.
A esterilização da fêmea, que é a retirada dos ovários e do útero, é um pouco mais complicada, mas não deixa de ser uma cirurgia de rotina. Alguns veterinários preferem realizar a cirurgia quando a fêmea tem em média cinco meses de vida e esses órgãos ainda não estão completamente desenvolvidos, mas outros preferem esperar até que ela esteja adulta. Depois da cirurgia ela deverá ser mantida em repouso para não forçar a região dos pontos.
Vantagens
Com a castração e a esterilização, a qualidade de vida dos cachorros e gatos domésticos melhora em vários aspectos. O macho, não saindo à procura da fêmea, correrá menos riscos de ser acidentado ou atropelado, se alimentará melhor e ficará mais tempo em casa. Se a cirurgia for feita quando novo, provavelmente ele não terá o costume de fazer xixi para demarcar seu território, mas depois de adulto, mesmo depois de operado, ele pode continuar com esse hábito. Com a chegada da velhice, ele não terá doenças que vêm com a idade, como câncer de testículos.
A fêmea também se torna mais calma. Além disso sua saúde é preservada de doenças em seu aparelho reprodutor, como tumores mamários e uterinos. As outras opções para evitar filhotes, como anticoncepcionais ou deixar a cadela presa, muitas vezes não são indicados ou conseguidos.
Desvantagens
Todo procedimento cirúrgico implica em riscos, tanto na operação como no período pós-operatório. Um animal castrado não poderá mais se reproduzir. Tanto o animal quanto os donos não terão essa experiência. Além disso, o mascote castrado pode apresentar um aumento de peso. Quando a intervenção é feita em animais jovens, a tendência ao ganho de peso é pequena, mas em animais mais velhos a cirurgia quase sempre implica em quilos a mais. Mesmo assim a quantidade de comida oferecida é que determinará a condição corporal.